Base Nacional Comum Curricular - BNCC

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento de caráter normativo que define o conjunto orgânico e progressivo de aprendizagens essenciais ​

Conhecimento

Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre omundo físico, social, cultural e digital. Para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar com a sociedade.

Pensamento científico, crítico e criativo

Exercitar a curiosidade intelectual e utilizar as ciências com criticidade e criatividade, para investigar causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver problemas e criar soluções.

Repertório cultural

Valorizar as diversas manifestações artísticas e culturais para fruir e participar de práticas diversificadas produção artístico-cultural.

Comunicação

Utilizar diferentes linguagens para expressar-se e partilhar informações, experiências, ideias, sentimentos e produzir sentidos que levam ao entendimento mútuo.

Cultura Digital

Compreender, utilizar e recriar tecnologias digitais de forma crítica significativa e ética para comunicar-se, acessar e produzir informações, conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria.

Trabalho e projeto de vida

Valorizar e apropriar-se de conhecimentos e experiências para entender o mundo do trabalho e fazer escolhas alinhadas à cidadania e ao seu projeto de vida com liberdade, autonomia, criatividade e responsabilidade.

Argumentação

Argumentar com base em fatos, dados e informações confiáveis, para formular, negociar e defender ideias, pontos de vista e decisões comuns que respeitem e promovam os direitos humanos, a consciência socioambiental e o consumo responsável e ética.

Auto-conhecimento e auto cuidado

Conhecer-se, apreciar-se para cuidar de sua saúde física e emocional, reconhecendo suas emoções e as dos outros, com autocrítica e capacidade para lidar com elas.

Empatia e cooperação

Exercitar a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação, para fazer-se respeitar e promover o respeito ao outro aos direitos humanos, com acolhimento valorização da diversidade em preconceitos de qualquer natureza.

Autonomia

Agir pessoal coletivamente em autonomia , responsabilidade , flexibilidade, resiliência e determinação, para tomar decisões com base em princípios éticos, democráticos, inclusivos, sustentáveis e solidários.